Museu da Geodesia

O Museu da Geodesia, inaugurado em 2002 no âmbito de uma parceria entre o Instituto Geográfico Português (IGP) e a Câmara Municipal de Vila de Rei, veio preencher uma lacuna relacionada com o importante legado histórico e cientifico deixando por grandes nomes de cientistas portugueses que trabalharam em prol da modernização geodésica nacional.

O Museu funciona com um pequeno acervo de instrumentos geodésicos, propriedade do IGP, e com um conjunto de painéis alusivos à disciplina de Geodesia.

O património técnico e científico do museu, que retorna ao séc. XIX, proporciona ao visitante uma viagem no espaço e no tempo, das grandes aventuras e epopeias realizadas em território nacional, quando os engenheiros geógrafos iniciaram as suas observações enfrentando intempéries, dificuldades de transporte, ausência de energia eléctrica, entre outras. 

O Museu de Geodesia constitui um espaço de reflexão sobre o conhecimento cientifico e cultural, reflecte um pedaço da historia cientifica e tecnológica portuguesa, com o objectivo de divulgação da região e valorizadas em território Nacional.

Numa época em que cada vez mais, se levantam desafio nas áreas da matemática, física, geofísica, geodinâmica e da engenharia, o Museu constitui por si só uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do conhecimento.

Horário
De 2ª feira a domingo das 9h00-12h00/14h00-17h00 ( Encerrado aos Feriados)
Entrada gratuita.

Observações:

  •          Fica a 2.5 km de Vila de Rei, junto ao Centro Geodésico de Portugal (Picoto)
  •          Boa acessibilidade

Coordenadas:

  • 39º41’41.38”N
  • 08º7'48.97”W

 

 Informação retirada do Roteiro de Turismo de Vila de Rei.